Como vcs estão???
Hoje estou aqui para apresentar um novo universo musical... o K-POP! Ou melhor, pop coreano!
E não... não é por causa de GangNam Style, apesar dele ter criado muitos posers!
Se vc nunca ouviu falar de k-pop, além de PSY, então dou a dica de vc ler a minha matéria. Muitos sites, como o da Capricho, falaram sobre o assunto, mas, como fã, eu achei tão superficial que preferi fazer o meu post pessoal, que mostra os vários lados do k-pop. Além do mais, aposto que vcs já viram algum clipe por aí e nem sabia que eram de k-pop, pq o que mais tem em lojas de produtos eletrônicos são clipes coreanos. No fujioka, nas Casas Bahia, no Extra, no Carrefour... só aparece k-pop! haha... Prestem mais atenção, pq é verdade! Portanto, leiam com as mentes abertas, pq é bem diferente do que nós estamos acostumados!
AVISO: Vou dividir o post em várias partes, pq é muita coisa e quero tudo detalhado para o melhor entendimento.
Então... K-pop! Resumindo, a maioria das músicas tem aquela balada repetitiva que vc não consegue tirar da cabeça e, admito sim que, há músicas que não tem letra nenhuma... são apenas músicas de mercado. Porém, que estilo musical não tem essas que corrompem a reputação? Sempre tem...
Pra vc entender melhor, na Coréia do Sul, a indústria da música é composta por várias agências, tendo como principais: a SM Entertainment, YG Entertainment e a JYP Entertainment (Mas tem a Starship, Loen, etc.). Essas agências tem função de recrutar pessoas que queiram se tornar artistas (cantores, rappers, dançarinos, atores, etc.) através de audições, ou seja, se vc quer ser famoso, tem que estar em uma dessas. Os integrantes dos grupos formados são escolhidos a dedo pela empresa, o que deixa claro que vc entra naquela formação que a própria empresa escolhe. Vc nunca sabe quem é o próximo que pode entrar. Parece ser um saco, mas funciona com a maioria deles (em alguns casos, não... vou mostrar depois.)
Outra coisa que é importante saber é que lá os grupos são formados ou apenas por homens ou apenas por mulheres. Não há mistura! Apenas se for tipo uma dupla, aí até vai... mas são poucas.
Há tbm uma grande diferença entre grupo e banda. Vcs viram que eu citei eles apenas como "grupos", pq é o que são. A maioria dos integrantes não tem como função tocar algum instrumento no grupo, ao contrário das bandas ocidentais, onde vc tem o baterista, o guitarrista, etc. Lá, vc tem o líder do grupo, vocalista principal, vocalista, rapper, dançarino principal, dançarino, o "face" do grupo (o mais bonito ou mais simpático com o público) e assim vai. Mas existem sim algumas bandas, porém essas são mais focadas em j-rock, como vou mostrar depois.
Tem termos que vc escuta muito no k-pop... como bias, couple, shippar, flop, fanservice, fanfics yaoi e yuri, entre outros.
Vou explicar rapidinho, senão vc vão ficar boiando quando eu escrever essas palavras nos próximos posts.
Manual de k-popper, parte 1:
- Bias: É a pessoa que vc mais gosta do grupo inteiro, simplesmente.
- Shippar: É a mesma coisa que "curtir". Ex: Eu shippo EunHae = Eu curto o couple EunHae (EunHyuk + Donghae).
- Couple: É o casal que vc mais gosta, porém a maioria dos fãs (e isso se aplica a mim tbm, não me julguem!) gosta dos couples ou yuri ou yaoi. Como o exemplo acima, vc sempre encontra o nome do couple pela junção dos nomes do casal.
- Flop: Quando vc escutar que algum grupo é floppado, é pq não se fala muito dele, não tem muita divulgação, ou seja, floppou!
- Fanservice: É uma das melhores coisas do k-pop pra mim (não me julguem de novo). É aquele momento em que o rapaz do grupo fica mexendo no cabelo do outro, ou quando a garota fica abraçada com aquela outra. Ou seja, quando são dois homens ou duas mulheres ficam juntinhos, simulando uma interação que supera a simples amizade, levando até pro lado safado msm. E vamos retirar esse preconceito dos nosso corações, pq eles não são gays! O fãs é que gostam quando tal homem fica perto do outro e que tal garota fique próxima da outra!
- Fanfics: Nem precisa ser do k-pop para saber o que é isso. Fanfics são histórias de fãs para fãs! Eles escrevem histórias sobre o grupo descrevendo o que poderia acontecer entre eles, como romance, traição, esse tipo de coisa. A maioria tbm vai pelo mesmo caminho, sendo yaoi e yuri, mas há várias histórias héteros tbm.
- Uke: Como nós idealizamos muito os couples, então chamamos de uke aquele que parece ser o passivo da relação.
- Seme: O seme é o oposto do uke, seria o ativo da relação.
- Yuri : Mulher com mulher.
- Yaoi: Homem com homem.
- Poser: É aquela pessoa que finge que sabe de tudo, mas não sabe de nada. Exemplo: "Eu sou mega fã de k-pop pq escutei GangNam Style e gostei!" POSER! Tem que escutar bem mais pra poder saber o que está escutando. Mas poser é diferente de iniciante!
- Maknae: O mais novo do grupo.
- Fandom: É o nome dado ao grupo de fãs de cada grupo. É como se fosse uma comunidade onde todas gostam de específico grupo.
- Lightstick: Objetos que tem a cor que o fandom representa, podendo ser rosa, azul, verde, laranja, amarelo, branco, vermelho.. etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário